#ProjetoDeLeitura - Os Miseráveis


Hey pessoal! Hoje venho apresentar para vocês o Projeto de Leitura - Os Miseráveis!

Esse projeto foi criado pelo Vitor Martins e pela Maíra, do canal All About That Book, e surgiu da vontade coletiva de ler esse clássico escrito por Victor Hugo. A ideia é incentivarmos uns aos outros a ler esse livrão em um prazo determinado, prazo esse muito muito bom!

Nesses últimos meses/anos surgiram vááários desses projetos para ler Os Miseráveis, mas eu nunca consegui me inserir em nenhum. Primeiro porque eu não tinha o livro, depois porque os prazos eram muito apertados, e por aí vai... Então me senti muito identificada quando vi o vídeo do Vitor e da Maíra convidando para o projeto deles e resolvi aderir. :)

O projeto começa agora em março e vai até dezembro, e a leitura se dará de acordo com o cronograma abaixo.


A edição que eu escolhi é essa lindeza da Cosac Naify! *-* Comprei especialmente para o projeto e já estou ansiosa demais pra começar!!



Os Miseráveis foi publicado no ano de 1862. A história se passa na França do século XIX, entre dois eventos históricos: a Batalha de Waterloo, que marca a queda do império de Napoleão Bonaparte, e os motins de Paris de junho de 1832, quando estudantes republicanos tentaram derrubar o rei Luís Filipe I. O livro vai narrar a vida do condenado Jean Valjean até sua morte, e de outros 'miseráveis' que estavam ao seu redor, são eles que dão nome aos diversos livros/tomos do romance.

Na época de sua publicação, Victor Hugo já era famoso, por este motivo Os Miseráveis foi lançado simultaneamente em várias cidades da Europa. Sua história foi chocante para a época, pois retrata claramente a miséria da França após o período do Absolutismo, da Revolução Francesa e do Império Napoleônico.

O processo de escrita de Victor Hugo foi longo. Cerca de 40 anos antes da publicação, Hugo já começara a juntar informações para a história e em novembro de 1845 começou a de fato escrever o romance, terminando somente no exílio, após participar de uma tentativa de resistência ao golpe de Napoleão III.
Fontes 1, 2


Caso você queira participar também e acompanhar as discussões, é só participar do grupo no Facebook! Clique aqui :)





****** ATUALIZAÇÕES ******

01/07 - #ProjetoDeLeitura - Os Miseráveis (Tomo 2 - Cosette)
01/09 -
01/11 -
01/01 -
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Preciso muito ler Os Miseráveis, está na minha lista faz anos já mas nunca tenho tempo, se tudo der certo leio até o fim do ano e o apresento no meu seminário haha, boa sorte para nós duas em ler esse clássico.

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo