#DesafioJaneAusten - Orgulho e Preconceito

  

Aaêê! chapéu de festa com confete Primeiro post do Desafio Jane Austen, antes tarde do que nunca, né? haha Pois é, pessoal... demorei, mas aqui estou eu para falar sobre o clássico Orgulho e Preconceito. Primeiramente, vamos ao livro...

Orgulho e Preconceito é de longe o romance mais popular de Jane Austen. Ele foi publicado em 1813, mas já havia sido finalizado 16 anos antes, quando Jane ainda possuía cerca de 21 anos. A história se passa na Inglaterra do século XVIII e nos mostra como Elizabeth Bennet conhece e se apaixona por Mr. Darcy, a partir da perspectiva dela mesma.

Elizabeth é a segunda filha do casal Bennet e foge de todos os estereótipos femininos da época. Ao contrário de sua mãe e irmãs, ela não está preocupada com casamento. Ela é inteligente, sincera e não leva desaforo pra casa. Já Mr. Darcy, numa primeira impressão, é fechado, orgulhoso e muitas vezes mau-humorado. Porém, aos poucos, essa máscara vai caindo e acabamos por conhecer um rapaz extremamente bondoso. E é isso que torna esse romance tão interessante. Originalmente esse livro tinha como título Primeiras Impressões, isso mostra para o que Jane Austen queria chamar a atenção do leitor, aquilo que talvez ela considerasse a essência de sua obra, as primeiras impressões e o desenvolvimento do caráter desses jovens personagens.

O processo que acontece ao longo da história, que faz os dois personagens se apaixonarem, é, de certa forma, um pouco clichê, mas em Orgulho e Preconceito se manifesta de maneira original. Porque no início, embora saibamos que o casal vai ficar junto (desculpa se isso foi um spoiler!), entendemos que o casal realmente se odeia e nenhuma das partes esconde isso. Mas quando Elizabeth descobre coisas sobre Mr. Darcy, imediatamente seus pensamentos mudam. Não existem aquelas briguinhas e provocações chatas.

A escrita da autora é deliciosa. Eu me surpreendi já no começo do livro com o jeito com que ela conta os eventos, é maravilhoso! Parece que ela realmente está contando uma história, não como nos livros contemporâneos, que você tem a impressão de estar participando da história. Eu me senti sentada em uma sala, ao lado da Jane Austen, ouvindo-a contar tudo aquilo só para mim. Sério!

Os capítulos são bem curtos, o que eu acho que deixa o romance mais dinâmico e fácil de ler e, não sei se faz sentido (não pesquisei sobre), mas Orgulho e Preconceito me pareceu um tanto quanto auto-biográfico. De repente a Jane Austen deve ter incorporado a Elizabeth e contado sua própria história, que tal?

Enfim, fiquei extremamente feliz de ler esse livro e de ter inventado esse desafio, pois estou bem ansiosa pelos próximos livros da autora.

Quanto ao filme, de 2005 e dirigido por Joe Wright, fui extremamente surpreendida ao ver a fidelidade das cenas e dos diálogos. Acredito que nenhum fã ferrenho de Jane Austen tenha o que reclamar da adaptação. Só lamento pelo filme ser tão curto e não mostrar mais o desenrolar dos acontecimentos.

A única coisa que realmente me incomodou foi que achei a Elizabeth um tanto quanto irônica demais. Porém a ideia que eu tinha de que o filme seria mais 'comédia romântica' foi desconstruída e isso foi bom, justamente pela semelhança com o livro. Achei os personagens muito bem construídos e todos bem parecidos com as características do livro.

Mas o melhor de tudo é, com certeza, a fotografia. Todas as cenas do filme são lindas! *-* Os cenários e as locações são perfeitos, e os figurinos então! Sem comentários. Acredito que, mesmo sendo um romance, gênero normalmente "feito para mulheres", Orgulho e Preconceito pode agradar a todos os públicos.

Espero voltar logo para falar para vocês o que achei da serie que me propus a assistir para o desafio e também sobre outras eventuais adaptações desse romance! Até mais. :)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo