Página #19 - Don Juan (Alessandro Baricco)

Don Juan
Alessandro Baricco
Save The Story - Livro 4
Galera Record
104p.
Skoob | Orelha de Livro

A coleção chamada Save The Story tem como intuito salvar as antigas histórias do esquecimento, recontando-as, com uma nova linguagem, para as novas gerações. Portanto, neste livro, temos recontada a já conhecida história de Don Juan, um rapaz rico e hedonista que vive para conquistar as mulheres. 

Segundo a Wikipedia, A lenda diz que Don Juan seduzira uma jovem moça de família nobre da Espanha, e também assassinara seu pai. Depois, tendo encontrado num cemitério uma estátua deste, jocosamente a convidara para um jantar, convite este aceito alegremente pela estátua. O fantasma do pai ali também chegara, como precursor da morte de Don Juan. A estátua pedira para apertar-lhe a mão e, quando este lhe estendeu o braço, foi por ela arrastado até o inferno. (...) As visões acerca da lenda variam de acordo com as opiniões sobre o caráter de Don Juan, apresentado dentro de duas perspectivas básicas. De acordo com uns, era um mulherengo barato, concupiscente, cruel sedutor que buscava apenas a conquista e o sexo. Outros, porém, pretendem que ele efetivamente amava as mulheres que conquistava, e que era verdadeiramente capaz de encontrar a beleza interior da mulher. [1]

No caso da versão de Alessandro Baricco, temos a primeira perspectiva, a de Don Juan como um mulherengo barato. Tanto que o rapaz possui um caderno para anotar o nome de todas as suas conquistas. Desta lista conhecemos Dona Elvira e Dona Anna. A primeira delas foi abandonada no dia seguinte ao seu casamento com Don Juan e agora está, juntamente com seus dois irmãos, atrás do rapaz para fazer justiça. Já a segunda é a última conquista de Don Juan, que grita tão alto por ter tido um beijo roubado que acorda até seu pai. Desesperado com a situação, ele luta com Don Juan pela honra de sua filha.
"- Don Juan não é um idiota, é apenas um homem que ama as mulheres, e as ama tanto que lhe é impossível amar uma só. É tão gentil que seria incapaz de decepcionar uma delas sequer, e se elas o querem, por que ele deveria recuar? Pense bem, ele fez a senhora sofrer, é verdade, mas foi para fazer outra feliz, muitas outras. Se tivesse ficado com a senhora, casado, de chinelos, com um bando de fedelhos entre os pés, quantas outras mulheres teriam deixado de conhecer a felicidade e aquele sabor de vida e de liberdade que só ele consegue presentear?"

A história é muito curtinha, tem menos de 100 páginas e o que mais chama a atenção neste livro são as ilustrações. O trabalho é lindo demais! Não tem como não gostar do livro. Outro ponto interessante é o caráter pessoal com que o autor nos conta a história, realmente parece que ele está ali, do nosso lado, nos contando pessoalmente sua versão da lenda. E para acrescentar ainda mais conhecimento, ao final do livro temos um pequeno resumo da importância da obra original. Enfim, eu super recomendo! 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo