Páginas Vs. Frames // As Brumas de Avalon


Oi pessoal!
Hoje eu vou contar um pouquinho sobre o primeiro livro da serie As Brumas de Avalon, A Senhora da Magia.

A serie de Marion Zimmer Bradley trata da famosa lenda do Rei Artur, porém sob uma perspectiva diferente daquela que estamos acostumados a ouvir. Ela nos conta a história a partir da visão das mulheres que passaram pela vida de Artur: sua irmã Morgana, sua mãe Igraine, suas tias Morgause e Viviane e sua esposa Guinevere.

A história começa bem antes do nascimento de Artur, quando sua mãe se casa com Gorlois e tem sua primeira filha, Morgana. Após isso, Igraine recebe a notícia de Merlin e Viviane que seu próximo filho será o próximo rei da Bretanha, mas ele não será filho de Gorlois e, sim, de Uther Pendragon. Na primeira parte do livro a protagonista é Igraine e na segunda parte a protagonista é Morgana, já crescida e vivendo em Avalon.

Não sei se posso contar mais alguma coisa, porque tenho medo de ser spoiler... por isso vou parar por aqui mesmo. Mas eu gostaria de falar sobre outros aspectos tratados no livro. Como, por exemplo, a importância que é dada às mulheres e o conflito entre o cristianismo e a religião da Deusa. Eu achei bem interessante ler a lenda do Rei Artur com outros personagens e tendo outros conflitos envolvidos, que não só as guerras e disputas políticas. Através dessa história vemos o quão fortes e poderosas são as escolhas das personagens femininas.

Achei ainda mais curiosa a relação das religiões e o choque de culturas que o texto nos permite observar. Para alguns personagens a coexistência de um Deus e uma Deusa é impossível, mas para outros essa existência é completamente natural e saudável.

A leitura é, em muitos momentos, bem pesada e cansativa. Não se tornou um favorito na minha estante, mas eu recomendo, pois a história é muito bem contada.

Vs.

Infelizmente eu cometi um grande erro assistindo ao filme. Acredito que este seja baseado na serie inteira e não apenas em um dos livros, portanto descobri a história toda!

Não quero contar aqui pra vocês, porque dessa vez com certeza seria spoiler, mas posso dizer que as partes referentes ao livro A Senhora da Magia para mim foram ok. Não achei ele fiel, mas também não há nada modificado de forma absurda. As personalidades dos personagens me pareceram um pouco diversas e alguns personagens foram suprimidos.

O filme foi produzido em 2001, especialmente para a televisão e foi exibido em formato de minissérie. É claro que o filme foi mais romantizado e inventaram um vilão pra história, porque é assim que funciona a linguagem cinematográfica. Mas até que é um bom filme!

Referências
Livro: BRADLEY, Marion. A Senhora da Magia. Editora Imago, 2008.
Filme: The Mists of Avalon. Uli Edel. EUA, 2001.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo