Páginas Vs. Frames // Não deixe o sol brilhar em mim



Oi pessoas!
No Páginas Vs. Frames de hoje vou falar de uma situação no mínimo diferente no mundo literário. Trata-se de um livro, baseado em um filme baseado em um livro. Entendeu? Deixa que eu explico melhor...

Tudo começa com o livro Deixa ela entrar do sueco John Ajvide Lindqvist (Skoob), que deu origem ao filme, também sueco, Deixa ela entrar, em 2008 (Filmow) e, após, ao filme americano Deixe-me entrar, em 2010 (Filmow).


Pois bem, diz o autor Evandro Raiz Ribeiro que, baseado nesse primeiro filme (de 2008) e em suas próprias memórias de infância, escreveu o livro Não deixe o sol brilhar em mim, sua primeira aventura literária. E é sobre essas duas obras (filme e livro) que falarei agora! :)

*****

Após perder os pais em um acidente de carro, Dennis é levado da Paraíba para o ABC Paulista para morar com seu tio Olavo. Ele tem 14 anos e acaba sofrendo bullying na escola por ser nordestino.

O ano é 1976 e Dennis, sem amigos e rejeitado pela tia, que não aceita o sobrinho em sua casa, resolve sair “desbravando” a cidade após as aulas para não ter que voltar para casa. Em um desses passeios, Dennis conhece Valquíria, uma garota meio misteriosa. Ela é uma vampira (e isso não é um spoiler) e também está solitária, pois acabou de perder seu irmão.

Com o passar do tempo, os dois se descobrem apaixonados, porém Valquíria ainda sente medo de revelar o seu segredo para Dennis. Infelizmente, ela não consegue esconder por muito tempo e os dois têm de arranjar um jeito de lidar com essa situação.

Minha opinião: Ambos são bastante maduros e independentes para sua idade e buscam apenas companhia. O tempo que leva para a história se desenvolver é ok, porém eu senti que o Dennis aceita muito rápido a condição de Valquíria. Também senti um tanto quanto forçada a relação amorosa dos dois, sei lá... Essa é minha opinião, tá? Já li discussões sobre o livro no Skoob e o autor, em sua defesa, relatou que boa parte das cenas deste livro foram vividas por ele. Quem sou eu para criticar isso, mas a mim não convenceu não, desculpa!

Vs.

Nessas mesmas discussões no Skoob haviam acusações de que o livro seria um plágio do filme, mas eu não considero como sendo assim. O autor deixa claro que se inspirou no filme, deste modo ele dá os devidos créditos ao "idealizador" do filme e do livro de mesmo nome. O que acontece, é que ele se utiliza da mesma base para criar sua história.

No filme, Oskar é um menino de 12 anos, extremamente solitário e que sofre bullying dos colegas de classe. Mesmo se sentindo agredido com as provocações, Oskar não consegue de jeito nenhum revidar as agressões. Quando Eli e seu suposto pai chegam para morar no mesmo prédio, Oskar logo se apaixona pela menina. Com a convivência e com a morte do "pai" de Eli, ele desconfia da garota e acaba descobrindo o seu segredo, Eli é uma vampira.

Confesso que o filme foi meio confuso pra mim e eu achei a narrativa um pouco lenta. Não há muitos acontecimentos no filme, apesar dele ter quase 2 horas de duração. Eu nunca havia assistido a um filme sueco e talvez isso tenha influenciado minha percepção. No Filmow, o filme tem nota 4,1 e é super bem comentado, o que me deixou mais confusa ainda, porque o assunto "vampiresco" nem é tão enfatizado assim. Neste site o filme é marcado como drama e terror e eu acredito que tenha faltado o romance ai, algo que pra mim foi muito mais relevante.

*****
Diante desse pequeno resumo, você já podem perceber várias semelhanças, então eu vou enumerar algumas diferenças importantes.
1. Oskar mora com a mãe, enquanto que Dennis é órfão.
2. Não deixe o sol brilhar em mim se passa na década de 1970 e Deixa ela entrar na década de 1980.
3. No filme a menina é muito mais agressiva em decorrência de sua natureza.
4. Em Deixa ela entrar o romance se desenvolve de forma "delicada" e até inocente, enquanto que no livro os personagens agem com mais independência.

Acho que são essas as minhas considerações. Vocês conhecem alguma dessas obras? Eu ainda pretendo assistir ao Deixe-me entrar, quando isso acontecer eu venho aqui contar para vocês. Até mais pessoal!


Referências
Livro: RIBEIRO, EVANDRO RAIZ. Não deixe o sol brilhar em mim. Editora Dracaena, 2011.
Filme: Deixa ela entrar. Tomas Alfredson. Suécia, 2008.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo