Página #12 - Garota Exemplar (Gillian Flynn)




Garota Exemplar
Gillian Flynn
Editora Intrínseca
448p.
Skoob | Orelha de Livro

Antes de começar esse texto, preciso me questionar: Por quê eu demorei tanto tempo para ler esse livro??

Eu sempre gostei muito de literatura fantástica e, por um bom tempo da minha vida, foi apenas isso que eu li. Mas de um tempo pra cá, e o blog tem grande influência nisso, comecei a me aventurar por novos estilos literários. Garota Exemplar é o primeiro thriller psicológico que eu leio e estou encantada, ainda não sei se apenas pela história ou se pelo gênero em si. Por isso, já peço desculpas caso esse texto pareça um pouco "desinformado".

Comecei a lê-lo para o Desafio Literário 2014 em março, porém, por conta das outras leituras, consegui terminá-lo apenas agora em junho. Por favor, não me julguem! haha Desde o começo a leitura me agradou muito, tanto que recomendei para alguns amigos, que terminaram antes de mim. Fui surpreendida em todas as vezes em que pegava o livro, me irritei, torci pelos personagens e, no final, me apavorei com o fechamento da história.

Gillian Flynn apresenta a história de Amy e Nick Dunne, que estão prestes a completar 5 anos de casados. Infelizmente ou não, Amy desaparece e Nick é considerado o principal suspeito do caso. Amy é uma mulher bonita, inteligente e famosa; sua vida é acompanhada pelo público desde criança, quando seus pais começaram a escrever a serie Amy Exemplar tendo a filha como referência. Para contribuir com a imagem de assassino que a opinião pública e a polícia têm de Nick, ele inventa uma enxurrada de mentiras e protagoniza cenas inconvenientes.

A narrativa se dá em primeira pessoa e sob o ponto de vista alternado de Nick e Amy, o que dá um gostinho a mais pra história, porque Nick narra os acontecimentos a partir do dia em que Amy some (presente) e ela narra acontecimentos esporádicos desde quando eles se conheceram (passado). Assim, conhecemos o passado do casal e imaginamos mil e uma hipóteses para o desaparecimento de Amy.

Ao longo do livro acompanhamos a destruição de um casamento que parecia ser perfeito e percebemos a "culpa" de ambas as partes. Esse casamento parece ser baseado em uma relação de ódio alheio que dá medo. haha Achei os personagens e a evolução (ou talvez regressão) deles super bem construídos.

A Gillian Flynn escreve muito muito muito bem! E eu vou repetir, estou apaixonada pela forma com que esse thriller psicológico se desenvolve. Ele mexeu demais com a minha cabeça e eu fiquei pensando muito em como o ser humano pode ser "fdp". Perdão pelo palavrão, mas não tem como explicar esse sentimento com outra palavra. É incríveeeel!! O livro é sensacional e o desespero para chegar no final e saber o desfecho é enorme. E que final, minha gente! Totalmente inesperado para mim. De longe, um dos melhores livros que li esse ano, senão o melhor.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo