Páginas Vs Frames // Especial Sherlock Holmes

Hey pessoas!!
Tudo bem com vocês?

Em função do Especial Suspense, hoje o Páginas Vs Frames será um pouquinho diferente. Hoje não falarei sobre um livro, mas sobre um personagem que eu gosto demaaais!

Sherlock Holmes, o detetive mais famoso da face da Terra!

Sherlock (olha a intimidade!) foi criado em 1887 por Sir Arthur Conan Doyle, e apareceu pela primeira vez no romance Um estudo em Vermelho. Depois disso, apareceu em mais 56 contos e 3 romances. Utilizando a lógica dedutiva e o método científico, Holmes se tornou sinônimo de "detetive" no mundo todo.

Morador do apartamento 221B da Baker Street, Holmes divide sua fama com o fiel escudeiro Dr. Watson. É através dele que conhecemos as histórias, pois é ele quem narra as aventuras de Holmes. Dr. Watson o descreve como erudito, porém arrogante; alto, magro, nariz fino e de hábitos peculiares. Holmes também é mestre no disfarce e possui uma capacidade de dedução e um senso de observação inigualáveis.

A famosa frase "Elementar, meu caro Watson!", ao contrário do que todos pensam, nunca apareceu nos textos protagonizados pelo detetive. Ela surgiu em uma adaptação teatral e, a partir de então, foi ganhando popularidade com as outras adaptações. E falando nelas, Sherlock Holmes ganhou também inúmeras adaptações cinematográficas e televisivas.

~~~~~~

Além do sucesso estrondoso na literatura, Holmes foi protagonista de vários filmes e séries televisivas. Não consegui, com minhas pesquisas, descobrir ao todo quantos são os filmes, mas cheguei a um número aproximado de 52 filmes (contando também alguns desenhos animados) e 8 séries. (Existe uma lista no Filmow com alguns desses títulos, quem tiver interesse pode clicar aqui para visualizar).

A primeira adaptação com a qual eu me deparei foi uma de 1900, que tem apenas 30 segundos. O filme chama Sherlock Holmes Baffled (Sherlock Holmes Perplexo) e mostra Holmes entrando em sua sala e encontrando um ladrão, que desaparece e reaparece misteriosamente, assim como o saco de dinheiro que ele está roubando, deixando Holmes, ao final, com uma cara perplexa.

O cão dos Baskervilles parece ser o título preferido para adaptações, com cerca de 5 filmes. As animações ficam com Tom and Jerry Meet Sherlock Holmes e It's a Mystery, Charlie Brown, com Snoopy no papel do detetive. Há também uma adaptação brasileira do livro O Xangô de Baker Street, que traz Holmes para uma investigação no Brasil.

Quanto as séries televisivas, as duas mais atuais são Sherlock e Elementary, da BBC e CBS respectivamente, ambas trazendo Holmes para os dias atuais. Porém há ainda as séries mais antigas, a primeira lá de 1954, com produção americana, mas filmada na França.

A partir dos anos 2000 tivemos algumas outras adaptações e creio que as mais famosas sejam as últimas, protagonizadas por Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes) e Jude Law (Dr. Watson) e dirigidas por Guy Ritchie, Sherlock Holmes (2009) e Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras (2011). Há boatos de que a continuação desses, Sherlock Holmes 3, estreie ainda no final de 2014. Esperemos!

Acho interessante, ainda, citar o filme de 2010, dirigido por Rachel Goldenberg, Sherlock Holmes, que mostra Holmes e Watson envolvidos com uma investigação sobre a aparição de criaturas míticas, como dinossauros e dragões.

Bom, espero que tenham gostado dessas indicações. Existem inúmeros outros filmes que foram apenas inspirados nas aventuras de Holmes (como a série House, M.D.) e que eu não consegui citar aqui. Mas se vocês conhecem mais alguma, deixem aqui nos comentários. Eu adoro Sherlock Holmes e vou gostar muito de conhecer outras produções baseadas em suas histórias. Até a próxima!

Fontes: [1, 2, 3]
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo